terça-feira, 12 de junho de 2007

Pump it up: Modos,Stations e Tipos de Músicas

MODOS :

Normal (Easy) - Beginner Step

Modo para iniciantes. Nesse modo as músicas possuem no máximo 4 setas por compasso, sendo sequências fáceis com poucos pulos para que os jogadores novos possam se acostumar ao sistema do jogo. Os níveis variam de 1 a 7 nesse modo. Algumas poucas versões antigas o chamavam de Easy, sendo utilizado apenas o nome Normal a partir da 3rd O.B.G.


Hard - Professional Step

Modo para jogadores um pouco mais experientes. Nesse modo aparecem músicas muito dançantes com sequências mais variadas e no máximo 8 setas por compasso. O nível das músicas varia de 3 até 15 nesse modo.


Crazy - Steppers Step

O modo mais difícil do single. Para jogadores mais habilidosos e experientes, nesse modo aparecem sequências mais difíceis e rápidas, com uma grande variedade de passos, como trocas de perna, passos triplos, long notes combinados de outras setas entre outros. O número de setas por compasso pode ser de 16 pra cima. O nível das músicas pode ser desde 7 até 21, como é utilizado na Zero.


Battle - Showdown Step

Nesse modo dois jogadores competem para ver quem é o melhor através de uma batalha. Nas versões antigas até a The Premiere2 (com exceção da Extra, no qual cada música selecionada será sempre no hard), são jogadas duas músicas no modo Hard e uma no modo Crazy, e em todas as versões antigas até a Perfect Collection, o jogador pode durante a música atacar o oponente formando um combo e quebrando-o, o que fará que códigos sejam aplicados no oponente, como velocidade, vanish, random, entre outros, e ganha quem fizer o maior score. Na Extra e The Prex, não é possível atacar o oponente, sendo contado apenas o score. Nas versões The Premiere2, The Prex2, The Premiere 3, The Prex3 e Exceed o sistema do Battle funciona com Combo Battle; o jogador que fizer o maior combo ao final ganha, e ao fazer um Good o Max Combo é reduzido por 1.

Na Exceed2, é possível escolher entre Combo Battle e Score Battle ao escolher a música, e também existe uma Station dedicada ao Battle chamada Battle Station, com um funcionamento parecido com o Battle das versões antigas, exceto pelo qual é jogado apenas um remix, é utilizada apenas uma ficha para dois jogadores e o jogador pode escolher quais itens irá mandar para o oponente, e quem fizer o maior score ganha. Os modos do Battle Station são:


  • Item Battle - Todos os itens poderão ser utilizados durante a música.
  • Minesweeper - Apenas minas serão utilizadas durante a música, no qual se o jogador pisar em 5 minas lançadas pelo oponente ele irá perder.
  • Hyper Velocity - Apenas itens para aumento de velocidade serão utilizados durante a música.
  • Hybrid Step - Nenhum item será utilizado durante a música.

Na versão Zero, apenas o modo Score Battle está disponível, e pode ser acessado ao inserir o código da música Solitary2, o mesmo que é utilizado na Exceed2.


Extra Expert (XX) - Stepers Step

Disponível apenas na Extra, esse modo é igual ao Crazy, porém todas as músicas também estão disponíveis no Double XX, que é igual ao Nightmare, porém com passos muito semelhantes ao Extra Expert single. O nível de dificuldade varia entre 1st Level e 5h Level, sendo o mais difícil Final Level, disponível apenas para a música Can Can. Esse modo possui poucas músicas, sendo 3 músicas secretas: Trash Man, Holiday e Can Can.


Freestyle (Double) - Perfomance Mode

Nesse modo, é utilizado os dois lados da plataforma. O nível das músicas é equivalente ao seu respectivo nível do Hard, com exceção da música Vook que no modo Freestyle segue o nível do Crazy. Esse modo era chamado de Double até a versão Premiere3, sendo a partir da The Prex3 chamado de Freestyle. É o modo mais utilizado para perfomances de style, porque permite uma maior liberdade de movimentos do que os outros modos. Os níveis variam de 1 a 18.


Nightmare - Burning Mode

O modo mais difícil do jogo. Conforme o Freestyle, esse modo utiliza os dois lados da plataforma, porém segue o nível Crazy das músicas. O Nightmare surgiu na The Prex3, com níveis variando de 10 até 23.


Division - Divergence Mode

Modo exclusivo das versões The Premiere 2 e The Rebirth, no qual o jogador aumenta ou diminui o nível de dificuldade durante a música. Apenas as músicas novas da The Premiere 2 e The Rebirth podem ser utilizadas nesse modo, e não possuem nível, sendo Will-O-The-Wisp a mais difícil caso todos os W sejam pisados. Durante a música, a palavra ATTENTION aparecerá na parte de baixo da tela, avisando que os itens do Division estão chegando, e junto com as setas aparecerão 2 letras:

  • W - Wild Style: Ao pisar no W durante a música, ela irá ficar mais difícil e o nível aumentará progressivamente conforme outros W forem pisados.
  • G - Groove Style: Ao pisar no G durante a música, ela irá ficar mais fácil, com passos calmos.

Se nenhum deles for pisado, ou se o W e G forem pisados ao mesmo tempo, nada acontecerá e os passos continuarão com o nível de dificuldade atual.


Half-Double - Twinrole Mode

Esse modo é parecido com o modo Freestyle (Double), porém utiliza apenas as 3 setas direitas do player1 e as 3 setas esquerdas do player2, totalizando 6 setas. Esse modo está disponível apenas nas versões The Premiere2, The Prex2, The Premiere3 e The Prex3, e apenas com as músicas novas das versões The Premiere2, The Prex2, The Premiere3 e The Prex3. O nível de músicas varia de 4 a 10, com músicas seguindo a dificuldade dos níveis Hard e Crazy.


Non Stop Remix - Ultimate Step

Nesse modo as músicas são remixadas com outras músicas, possuindo uma duração maior do que o normal (por volta de 2:40, sendo que as músicas normais possuem por volta de 1:40). Ao jogar o modo Remix, apenas 2 músicas são jogadas, mesmo se o jogador tirar nota A nos dois. Esse modo está presente em todas as versões antigas até a Perfect Collection, e também está disponível na Extra. Até a Perfect Collection, os remixes não possuem seleção de nível, sendo utilizada uma dificuldade do nível Hard. Para jogá-los no Double ou Crazy, é necessário utilizar um código que habilita todas as músicas no Double, e no caso do Crazy apenas 3 músicas estão disponíveis: Hidden Mix, Sechskies Remix e Ignition Starts!/Hypnosis/Extravaganza Remix. Na Extra, todos os remixes possuem Hard e Double, sendo o Double considerado como uma música normal, e o single considerado como uma música de remix, ou seja, ao jogar dois remixes singles o jogo termina.

O modo remix não foi mais utilizado depois da versão Extra, retornando na versão Exceed2 com uma Station própria, chamada Remix Station. Na Exceed2 é possível jogar os remixes no modo Hard, Freestyle, Crazy e Nightmare sem a necessidade do uso de códigos, com exceção dos steps secretos da Exceed2, que são:

  • Canon-D Full Mix - Crazy - Habilitada permanentemente através de um código
  • Treme-Vook of The War Another Step - Crazy e Nightmare
  • Banya Classical Remix - Nightmare
  • Dignity Full Mix - Crazy
  • Hidden Mix - Nightmare
  • Raw - Nightmare (música secreta, ativada tirando 2 S em duas músicas do Remix Station no modo Crazy, somente na Exceed2.)

Na versão Zero, os steps secretos dos remixes da Exceed2 já vem ativados, com exceção de Raw que não está mais disponível e Treme-Vook of The War que não possui mais Another Step.

STATIONS :

Na versão Exceed2, ao pisar no botão central para iniciar o jogo será mostrada uma tela com as seguintes opções a serem selecionadas:

  • Arcade Station - O modo comum do jogo. São jogadas 3 músicas, e caso o jogador consiga nota A ou S em todas será concedida uma quarta música de bônus, e ao final o jogador poderá colocar o nome no ranking, e receberá o código Internet Ranking para disponibilizar sua pontuação na Internet e competir com outros jogadores.
  • Remix Station - Modo de Remix do jogo. Da mesma forma do modo Non Stop Remix, são jogadas apenas 2 músicas, porém com uma duração maior do que o normal. Ao final não será possível colocar o nome no ranking nem receber o código do Internet Ranking.
  • Battle Station - Modo novo de batalha exclusivo da Exceed2. Para mais detalhes sobre o funcionamento veja na seção Modos.


Na versão Zero, o sistema de Stations ainda existe, e possui as seguintes opções:

  • Arcade Station - Funciona da mesma forma que na Exceed2: são jogadas 3 músicas, e caso o jogador consiga nota A ou S em todas será concedida uma quarta música de bônus, e ao final o jogador poderá colocar o nome no ranking, e receberá o código Internet Ranking para disponibilizar sua pontuação na Internet e competir com outros jogadores.
  • Remix Station - Funcionamento igual do Remix Station da Exceed2, porém todos os passos secretos das músicas já vem habilitados, assimo como a música Canon-D Full Mix. Da mesma forma do modo Non Stop Remix, são jogadas apenas 2 músicas, porém com uma duração maior do que o normal. Ao final não será possível colocar o nome no ranking nem receber o código do Internet Ranking.
  • Easy Station - Novo modo lançado na Zero, exclusivo para jogadores iniciantes. Nesse modo, há apenas por volta de 15 músicas disponíveis, com passos remodelados para um nível mais fácil e uma interface de escolha de música muito mais confortável. Nesse modo, a primeira música nunca irá resultar em Game Over, mesmo que o jogador tire nota F, sendo que total são jogadas no máximo 3 músicas, e não valem para o ranking ou Internet Ranking.
  • Mission Station - Modo novo lançado na Zero, para jogadores experientes. Esse modo consiste em um total de 30 missões, sendo cada missão composta por 3 músicas pré-definidas e com códigos pré-definidos, assim com os objetivos. A Zero começa com as seguintes missões habilitadas: Mission #1, Mission #2, Mission #3, Random Mission Crazy e Random Mission Nightmare, sendo que todas as outras missões são habilitadas automaticamente ao passar do tempo. Ao completar cada missão, é possível colocar as iniciais no ranking do Mission Station, e prêmios são liberados como códigos novos, passos novos de Another Step, músicas secretas, entre outros. O Mission Station não pode ser jogado de duas pessoas, nem no modo Event.
  • Another Step - O Another Step é um novo canal presente no Arcade Station. Nele são habilitados permanentemente novos passos para músicas já existentes, por meio de missões ou por certos períodos de tempo. Existem por volta de 28 músicas no Another Step, sendo que o Another Step não vem ativado inicialmente. Os níveis de músicas disponíveis no Another Step são Hard, Freestyle, Crazy e Nightmare.

TIPOS DE MÚSICAS:

A Pump atualmente conta com 3 tipos de músicas:

K-Pop: Korean Pop, músicas populares coreanas de artistas como BoA, Novasonic, 1Tym, JTL, Cho PD entre outros.

Banya/Yahpp: Músicas compostas pela banda da própria Andamiro e por um de seus integrantes, Yahpp. As músicas são em coreano, inglês, espanhol ou mesmo sem vocais.

Pop: Músicas de diferentes nacionalidades, desde americanas, latinas, francesas até músicas chinesas, como Le Code de Bonne Conduite, Fiesta, Zhao Pai Dong Zuo (Up Up), entre outras.

Até as versões The Premiere2/The Prex2, existiam apenas músicas de K-Pop e Banya, pelo fato da Pump ser direcionada inicialmente para a Coréia. Com o sucesso da Pump em outros países, a partir da versão The Premiere3 houve a aparição de variadas músicas latinas e americanas, como Conga, Clap Your Hands, Dj Nightmare, entre outras. Com o surgimento da Exceed2 surgiu uma música francesa, Le Code de Bonne Conduite, e com o surgimento da Zero surgiu uma música chinesa, Up Up.

A versão The Premiere possui músicas americanas como Take On Me, Mambo Nº 5, Let's Get Loud, Ops! I Did it Again entre outras, e músicas brasileiras como Rebola na Boa, A cerca, Vaqueiro Bom Demais entre outras. Entretanto, as músicas internacionais e brasileiras da The Premiere não estiveram em nenhuma outra versão além da The Premiere.


3 comentários:

Anônimo disse...

é expert em pump ! rsrs
quais são as musicas mais façeis para se obter ranking?
eo danco csiko post no Crazy e consigu rank d vez em quando!
mais é dificil rsrs!!
vc sabe algumas outras musicas pra consegui Rank???abração cara!
crngotic@hotmail.com

Anônimo disse...

ow os niveis sao de 3 a 17 e naum a 15

Anônimo disse...

q merda isso tem no wikipedia --'